Estamos em 1983 quando se dá pela 1ª vez

o mergulho para a produção de rações.

HISTÓRIA

A produção de rações nasceu em 1983 por parte do Sr. Mário Franco e esposa Leonilde Leonardo recorrendo a recursos escassos e em instalações próprias mas inadequadas, havendo a necessidade de investir numa Unidade de Produção actualizada e com maior capacidade de produção o que acabou por acontecer em 1989 com a inauguração da fábrica em Cabanas do Chão dando origem à empresa Rações Franco.

1993

Como ENI, sentiu necessidade de melhorar os seus conhecimentos técnicos, investindo em instalações em Cabanas do Chão para produção e engorda de gado bovino de carne.

2000

Devido a falhas de compromissos por parte dos seus clientes (industriais de carne), viu-se obrigado entrar no negócio de comercialização de carne afim de escoar a sua produção própria.

2004

Formação da empresa Cabanacarnes, em que era sócio-gerente, com vista a profissionalizar o comercio de carnes, e a empresa Agro Pecuária de Cabanas com vista a engorda de gado bovino.

2005

Aquisição de uma propriedade em Arraiolos com cerca de 8ha com o propósito de reunir todo o gado comprado na zona do Alentejo afim de ser preparado para a produção nas instalações em Cabanas do Chão, formando assim a empresa Montes Lisos, Lda.

2006

Nasceu a ideia de construção de uma nova fábrica de rações em Arraiolos, com o objectivo de fornecer clientes da região do Alto e Baixo Alentejo e Algarve, nascendo assim em Outubro do mesmo ano a empresa Anipura S.A.; Simultaneamente iniciou-se o desenvolvimento dos projectos de construção da U.P. de Arraiolos, construção essa em fase de conclusão. Entretanto, a Anipura, participou em variados negócios dando inicio efectivamente à comercialização de rações em 2008.

2007

Nasceu a Purafrota, Lda, não só para gerir e rentabilizar toda a frota de transporte de mercadorias mas também para participar na construção civil da nova fabrica, uma vez que cumpria todos os requisitos para obter alvará de construção civil.

Com todas estas empresas, sentimos necessidade de reestruturar o Grupo recorrendo assim a uma empresa de consultadoria, nascendo a Franco SGPS e a Soulmeat, Lda, esta com o objectivo de comercializar para a Grande Distribuição toda a produção de carne do grupo e de clientes de rações assumindo assim toda a área de negócio de comércio e transformação de carne.

Esta reestruturação deu origem à cedência por parte da Farinhas Franco da totalidade do negócio da produção e comercialização de rações à Anipura e à fusão na Empresa Montes Lisos das empresas Cabanacarnes e Agro Pecuária de Cabanas concentrando assim toda a produção pecuária nesta.

O objectivo foi, é e sempre será a satisfação dos nossos clientes e como na conjuntura actual, estes são cada vez mais exigentes sentindo necessidade de acompanhar as novas tendências de mercado e assim proteger o nosso negócio e continuar a ser uma empresa de referencia nos mercados onde estamos inseridos.